10 Melhores Maratonas do Mundo

Foto do autor
escrito porJacqueline Santos

Entusiasta da corrida como ferramenta de foco e concentração, compartilha sua experiência e dicas neste desafio diário. Depois de um processo de burnout em 2011 escolheu mudar, conhecer seu corpo e limitações, yoga e corrida são seus aliados.

Se você perguntar a 10 corredores quais são as melhores maratonas do mundo, é bem provável que receba 10 respostas diferentes. As lembranças das maratonas são, no mínimo, influenciadas por nossas experiências pessoais.

Por exemplo, se você bater seu recorde pessoal na Maratona de Paris, essa corrida pode se tornar instantaneamente a sua favorita, superando até mesmo a de Boston, onde talvez você tenha esquecido suas meias da sorte e tenha sido maltratado por alguém no metrô.

Por isso, ao selecionarmos as 10 melhores maratonas do mundo, buscamos as opiniões mais qualificadas. Coletamos os relatos e experiências dos funcionários das sete edições internacionais da Runner’s World.

Nosso foco não estava tanto nos corredores de elite, mas sim na experiência do corredor comum (embora os dois aspectos estejam relacionados: as categorias de elite atraem a cobertura televisiva, que por sua vez atrai público, competidores e investimentos para a corrida).

Direto ao ponto, aqui estão as 10 melhores maratonas do mundo:

  1. Maratona de Londres, abril
  2. Maratona de Berlim, setembro
  3. Maratona de Nova York, novembro
  4. Maratona de Chicago, outubro
  5. Maratona de Boston, abril
  6. Maratona de Estocolmo, junho
  7. Maratona de Roterdã, abril
  8. Maratona de Paris, abril
  9. Maratona de Honolulu, dezembro
  10. Maratona de Amsterdã, outubro

Maratona Londres

O percurso: A rota de ponto a ponto começa em Blackheath e Greenwich Park no sudeste de Londres e termina ao lado do St James’s Park na Mall. Ao longo do caminho, passa por muitos dos famosos pontos históricos da cidade, e embora a rota tenha curvas, reviravoltas e estreitamentos em lugares, não há colinas notáveis.

Ponto Alto: Os últimos três milhas ao longo do Embankment, passando pelo Parlamento e pelo Palácio de Buckingham a caminho da linha de chegada.

Ponto Baixo: Ruas estreitas ao redor da Ilha dos Cães e o loop monótono de Docklands.

Fique de olho: Na calçada de paralelepípedos ao lado da Torre de Londres.

Contato: Maratona de Londres Flora, Caixa Postal 1234, Londres SE1 8RZ; Tel: 020 7620 4117 / www.london-marathon.co.uk

Tamanho: 30.000+

Mês: Abril

A Maratona de Londres é verdadeiramente uma maratona para todos os corredores. O enorme campo, as multidões grandes e entusiasmadas e a atmosfera festiva atraem os iniciantes, enquanto a rapidez do percurso e a organização impecável continuam a atrair veteranos experientes das maratonas.

Até mesmo o fã que assiste de casa é contemplado com um campo de elite que até os Jogos Olímpicos ou Campeonatos Mundiais invejariam.

O evento inaugural em 1981 foi inspirado pela Maratona da Cidade de Nova York, mas seu sucesso contínuo a tornou o padrão pelo qual todas as outras são agora julgadas.

Maratona de Berlim

O percurso: Exceto por duas inclinações suaves perto dos 17 e 21 milhas, o percurso é quase perfeitamente plano. Também é extremamente amplo e reto, especialmente nas duas primeiras milhas ao longo de Charlottenburger Tor e no trecho final na Kurfurstendamm. Há muito para chamar sua atenção pelo caminho, mas não se você estiver correndo rapidamente – o que é o principal atrativo do percurso.

Ponto Alto: Passagem pelo Portão de Brandemburgo, marcando a entrada na antiga Berlim Oriental socialista.

Ponto Baixo: Multidões esparsas na seção leste da cidade.

Fique de olho: Nos patinadores em linha que compartilham a maratona com os corredores.

Contato: Maratona de Berlim, Waldschulalee 34, D-14055 Berlim, Alemanha Tel: 0049 30 302 53 70 / www.berlin-marathon.com

Tamanho: 20.000+

Mês: setembro

Berlim estabeleceu suas credenciais de maratona de classe mundial com um percurso que quebra recordes e uma organização de corrida eficiente e bem-oleada. Mas oferece muito mais.

As multidões são grandes, barulhentas e entusiasmadas (embora esporádicas), e correr aqui é como correr através de uma aula de história moderna.

O percurso leva você por uma grande arquitetura histórica, os edifícios sóbrios e austeros do Leste e as modernas lojas de alta tecnologia e propriedades comerciais do Oeste.

Embora seus recordes mundiais recentes tenham capturado manchetes, Berlim orgulha-se de sua reputação como uma verdadeira corrida para corredores.

Maratona da Cidade de Nova York

O percurso: Partindo do enorme expanse da Ponte Verrazano Narrows em Staten Island, o percurso oferece um passeio cultural através da diversidade étnica de Nova York enquanto serpenteia pelos cinco distritos a caminho da chegada no Central Park.

Ponto Alto: A multidão de seis pessoas de profundidade na Primeira Avenida enquanto você entra em Manhattan pela primeira vez.

Ponto Baixo: A espera de três horas no complexo de espera antes do início às 11h.

Fique de olho: Nas colinas rolantes sobre as últimas milhas no Central Park.

Contato: Maratona da Cidade de Nova York, New York Road Runners Club, 9E 89th St, New York, NY 10128, EUA Tel: 001 212 423 2249 / www.nycmarathon.org

Tamanho: 30.000+

Mês: novembro

Se alguma maratona pudesse honestamente reivindicar ser a favorita do mundo, seria a de Nova York. Nenhum outro evento atrai uma proporção tão alta de corredores internacionais de uma gama tão ampla de países.

Eles são atraídos pelo apelo único da cidade e pela atmosfera de grande evento criada pelos corredores internacionais e pelas multidões que inundam as ruas para apoiar, entreter e motivá-los.

Esta é a maratona original da grande cidade, e um evento que todo corredor deve experimentar pelo menos uma vez na vida.

Maratona de Chicago

O percurso: Chicago possui um percurso de uma volta que é plano, amplo e rápido. Começa e termina na vasta extensão do Grant Park nas margens do Lago Michigan e exibe muitas das atrações de Chicago – desde os arranha-céus do centro da cidade até os diversos bairros étnicos que a maioria dos turistas nunca vê.

Ponto Alto: A largada ao longo da avenida Columbus, uma longa estrada reta de 10 faixas.

Ponto Baixo: Apoio indiferente do público em grandes seções do percurso.

Fique de olho: Na festa pós-corrida gratuita no Navy Pier.

Contato: Maratona do Banco LaSalle de Chicago, Caixa Postal 10597, Chicago, Illinois 60610-0597, EUA Tel: 001 888 243 3344 / www.chicagomarathon.com

Tamanho: 30.000+

Mês: outubro

Ela pode não ter as multidões da Cidade de Nova York ou a história de Boston, mas em quase todos os outros aspectos, Chicago agora lidera como a melhor e maior maratona da América.

Desde seu ponto mais baixo em 1987, quando o evento foi cancelado, Chicago restabeleceu suas credenciais de classe mundial com um percurso extremamente rápido, excelente gestão de corrida e uma preocupação pelo corredor comum que outros eventos fariam bem em espelhar.

A comunidade internacional de corrida ainda precisa realmente descobrir seus encantos, mas o evento ainda dobrou sua entrada nos últimos cinco anos.

Maratona de Boston

O percurso: A corrida é realizada ao longo de um percurso de ponto a ponto, que começa em Hopkinton a oeste de Boston e passa por sete pequenas cidades antes de terminar no centro de Boston. Ele cai mais de 400 pés no total, principalmente nas primeiras milhas, embora ele suba notavelmente enquanto o percurso atravessa as Colinas de Newton entre 17 e 22 milhas antes de uma rápida queda de 200 pés nas últimas milhas.

Ponto Alto: As garotas do Wellesley College perto da metade do percurso. Se o apoio delas não puder inspirá-lo, você não tem um coração.

Ponto Baixo: A longa caminhada da chegada perto da Copley Square até os ônibus de bagagem.

Fique de olho: Na comida não saudável servida na feira de Hopkinton nas horas de espera pelo início ao meio-dia.

Contato: Associação Atlética de Boston, 131 Clarendon, Boston, MA 02116, EUA Tel: 001 617 236 1652 / www.bostonmarathon.com 

Tamanho: 10.000+

Mês: abril

Boston é a maratona mais antiga do mundo, repleta de tradição e história, com um fabuloso apoio do público, um campo de elite de primeira classe e um percurso surpreendentemente rápido de ponto a ponto.

Infelizmente, também é uma maratona que a maioria dos corredores nunca experimentará devido aos seus rigorosos padrões de qualificação.

Isso certamente não impede as pessoas de tentar, já que o esforço de qualificação e a exclusividade da corrida são indubitavelmente parte de seu atrativo.

Se você tem o talento, esta é uma maratona que você realmente precisa correr e uma maratona que você definitivamente lembrará.

Maratona de Estocolmo

O percurso: Duas voltas quase idênticas, começando fora do Estádio Olímpico de 1912 e terminando na pista dentro dele. Há grandes seções planas do percurso, mas o suficiente de ondulações, particularmente na volta ao redor de Djurgarden e nas várias pontes, para quebrar seu ritmo.

Ponto Alto: Terminar na pista dentro do Estádio Olímpico de 1912.

Ponto Baixo: Passar pelos marcadores de quilômetro na primeira volta, sabendo que você tem que correr 21 km antes de vê-los novamente.

Fique de olho: Na travessia da Vesterbron aos 35 km. A ponte é apenas uma subida de 90 pés, mas parece pior na segunda vez.

Contato: Maratona de Estocolmo, Caixa Postal 10023, S-10055 Estocolmo, Suécia Tel: 0046 8667 1930 / http://www4.marathon.se/

Tamanho: 12.000+

Mês: junho

Estocolmo é uma maratona incomum. Ela desafia suas preconcepções tanto da Escandinávia quanto da corrida de maratona.

Começa às 14h de um sábado à tarde no início de junho, quando o clima é quente e ameno e a cidade está cheia de multidões barulhentas e animadas.

Pelos padrões de Londres ou Nova York, é uma corrida pequena, mas não falta atmosfera – com multidões saudáveis ao longo de grande parte do percurso de duas voltas no centro da cidade.

A corrida é projetada para destacar a maravilhosa localização da cidade nas margens do Báltico e para demonstrar a simpatia e eficiência dos suecos.

Não é uma corrida particularmente rápida, mas Estocolmo em junho é um grande consolo.

Maratona de Roterdã

O percurso: A Holanda é um país sem colinas, então não é surpresa que Roterdã ofereça um dos percursos mais consistentemente planos ao redor. Além da Ponte Erasmus aos 2 km e duas seções de madeira após 5 km e 30 km, o percurso em loop é em grande parte sem graça e inesquecível. Mas então, você não vai a Roterdã pela paisagem.

Ponto Alto: Apoio fantástico da multidão ao longo da orla.

Ponto Baixo: Uma seção de ida e volta do percurso aos 29 km, onde você passa por corredores indo na direção oposta à chegada.

Fique de olho: Nas estações de alimentação bem abastecidas com bolos e bebidas quentes.

Contato: Maratona de Roterdã, Caixa Postal 9412, 3007 AK Roterdã, Países Baixos Tel: 0031 10 432 3266 / www.rotterdammarathon.nl

Tamanho: 10.000+

Mês: abril

Roterdã pode não estar no topo da lista de cidades europeias imperdíveis. Mas toda primavera, milhares de corredores se dirigem a este porto e cidade industriais modernos para participar de sua maratona.

Eles são atraídos por um percurso plano como uma panqueca e pelo conhecimento de que os organizadores, apesar de um orçamento limitado, realizam uma corrida excelente.

O apoio do público não se compara ao de Nova York ou Boston, mas a cidade realmente se envolve na corrida e praticamente fecha no dia da corrida.

Roterdã foi uma das primeiras maratonas a adotar a cronometragem por chip, e o evento está constantemente tentando inovar e desafiar a ideia de que apenas grandes cidades podem ter grandes maratonas.

Maratona de Paris

O percurso: A maioria das maratonas europeias promete um passeio turístico a pé e depois te leva por grandes extensões de terreno industrial desolado. Paris cumpre, espremendo quase tudo o que a cidade tem a oferecer neste loop de 42 km pela cidade. Não é um percurso rápido, mas há muito para ver.

Ponto Alto: Paris na primavera.

Ponto Baixo: A apatia dos parisienses em relação à sua maratona. (E o fato de que você precisa de um certificado médico dizendo que está apto para correr.)

Fique de olho: Partida em declive sobre paralelepípedos desgastados.

Contato: Maratona Internacional de Paris, AMSP, 8 Rue Crozatier, 75012 Paris, França Tel: 0033 153 17 03 10 / www.parismarathon.com

Tamanho: 20.000+

Mês: abril

Paris nunca teve dificuldades para atrair visitantes na primavera. É só que no passado, poucos deles vinham correr a maratona da cidade.

Com uma reputação de incompetência organizacional e apoio indiferente, a Maratona de Paris tradicionalmente não conseguia capturar a imaginação do público corredor. As coisas definitivamente mudaram.

A organização melhorou notavelmente e agora tem o orçamento para atrair um campo de elite decente – corredores agora acorrem à corrida aos milhares. O apoio ainda é limitado, mas Paris agora tem uma corrida digna de seu status como uma das grandes cidades do mundo.

Maratona de Honolulu

O percurso: O percurso começa no Ala Moana Beach Park e termina no Kapiolani Park. Ao longo do caminho, passa por pontos notáveis de Honolulu, incluindo a Praia de Waikiki, Diamond Head e Koko Head Crater. Há duas subidas modestas nas milhas sete e 23, mas a maior parte do percurso é plana.

Ponto Alto: As seções de torcida japonesas na área de montagem antes da largada.

Ponto Baixo: Levantar às 3 da manhã para a largada às 5 da manhã.

Fique de olho: No calor e na umidade. Apesar do início precoce, a maioria dos corredores ainda reclama disso.

Contato: Escritório da Maratona de Honolulu, 3435 Waialae Avenue, Suite 208, Honolulu, Havaí 96816, EUA Tel: 001 808 734 7200 / www.honolulumarathon.org Tamanho: 30.000

Mês: dezembro

A maioria dos corredores não precisa de desculpa para visitar o Havaí, especialmente no início de dezembro, quando a maior parte do Hemisfério Norte está envolta em clima frio e úmido.

Mas se você está procurando uma, a Maratona de Honolulu deve servir. É uma corrida grande com uma grande atmosfera.

Grande parte dessa atmosfera é criada pelos japoneses, que fornecem a maioria dos 30.000 corredores no campo, a maioria dos apoiadores e os grandes patrocinadores do evento.

Embora a corrida comece dolorosamente cedo, na escuridão às 5 da manhã, o que limita o apoio do público e as vistas do mar, ainda é bastante quente e úmido na parte final do evento.

Maratona de Amsterdã

O percurso: Esta é a Holanda, então é plano e, portanto, rápido. O único obstáculo que você verá é quando o percurso atravessa um dos muitos canais. É um percurso de duas voltas, começando e terminando no Estádio Olímpico de 1928. A primeira volta tem 7 km e a segunda tem 35 km e segue parte do percurso olímpico de 1928. A rota leva você pelo centro antigo da cidade e pelo famoso Vondelpark, mas grandes seções são percorridas nos subúrbios residenciais.

Ponto Alto: Começar e terminar dentro do Estádio Olímpico de 1928.

Ponto Baixo: Escassez de apoio em grande parte do percurso.

Fique de olho: Nos ciclistas, que são tão parte da cidade quanto os canais.

Contato: Maratona Delta Lloyd de Amsterdã, Caixa Postal 143, 1850 AC Heiloo, Países Baixos Tel: 0031 20 663 07 81 / 0031 72 532 48 49 / www.amsterdammarathon.nl

Tamanho: 2200

Mês: outubro

A Maratona de Amsterdã é realizada continuamente desde o final dos anos 1970, mas só nos últimos anos ganhou uma reputação à altura da cidade.

Pelos padrões dos outros eventos nesta lista, ainda é uma corrida pequena e íntima – com pouco mais de 2000 corredores.

A grande maioria são corredores estrangeiros, atraídos pelos indiscutíveis encantos da cidade e um percurso cada vez mais rápido.

Embora a cidade esteja fortemente por trás da corrida e tudo corra bem, o público de Amsterdã ainda não a abraçou, seja como corredores ou espectadores.

Avaliamos as maratonas com base em critérios como beleza, atmosfera e rapidez. E, com toda sinceridade, não influenciamos os resultados de forma alguma.

Conteúdo adaptado de https://www.marathon-training-program.com/best-marathons/

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.